Informativo I

»HISTÓRICO

NOME – GRUPO JATOBÁ DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE  
ENDEREÇO – ALAMEDA JATOBÁ, S/N.º – OLIVEIRA DOS BREJINHOS (BA)  
CEP – 47530-970  FONE – (77)642-2244  
DATA DE FUNDAÇÃO – 29/12/1989  
CGC – 16.441.057/0001-66 – I.E. – ISENTO

O Grupo Jatobá é reconhecido de utilidade pública estadual através da Lei n.º 7214 aprovada em plenário pela Assembléia Legislativa da Bahia em 27/11/1997. O Grupo, porém, existe desde 1984.

»OBJETIVO Início

            O Grupo Jatobá de Defesa do Meio Ambiente de Oliveira dos Brejinhos é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado e objetiva prestar quaisquer serviços que possam contribuir para proteção e conservação do meio ambiente, melhorando as condições de vida dos seres existentes no Município, para isto podendo:  
ü       Adquirir, construir, alugar imóveis necessários às suas instalações, administrativas, tecnológicas e outras ;  
ü       Promover debates, seminários, palestras, cursos e outros eventos com intuito de despertar a população para a necessidade de preservação e conservação do meio ambiente.  
ü       Defender e contribuir para a preservação e restauração dos recursos naturais existentes;  
ü       Denunciar as agressões ao meio ambiente intervindo junto aos órgãos governamentais;  
ü       Filiar-se a outras entidades congêneres;  
ü       Desenvolver atividades econômicas e educacionais, priorizando o equilíbrio ambiental;  
ü       Assinar convênios com entidades governamentais e não-governamentais.

 DIRETORIA – ANO 2001  Início

Conselho de Administração

  1. Carlos Alberto Dourado dos Santos – Presidente
  2. Adenilda Dourado dos Santos – Secretária
  3. Maria Cleide Santana Pereira – Tesoureira

Suplentes:

  1. Maria de Fátima Araújo F. Pina
  2. Evandete Marina Nascimento N. Santos

 Conselho Fiscal 

  1. Carlon Castro Cruz – Presidente
  2. Mário Sérgio Santana Ribeiro
  3. Lucélia Francisca Dourado

Suplentes:

  1. Darilene Dourado dos Santos
  2. Normalita Brito Santos

 Algumas realizações 

  •    Construção e implantação do Núcleo de Produção de Artesanato e Adorno Mineral de Oliveira dos Brejinhos, através de convênios com a extinta SGM, CAR e apoio da Prefeitura Municipal e Banco do Brasil, onde são produzidas peças em pedra como estatuetas (animais, cinzeiros, bustos…),   bijuterias (colares, anéis, chaveiros…). No núcleo também funciona uma Oficina de Costura. O número de pessoas envolvido diretamente com este trabalho gira em torno de 20 e concentra sua atenção principalmente nas camadas mais carentes da comunidade. O endereço é o mesmo da sede do Grupo.
  •     Participação em seminários regionais;
  •       Reflorestamento – O Grupo Jatobá já plantou e distribuiu no município e Chapada Diamantina cerca de 100.000 mudas.
  •  Denúncias de agressão ao meio ambiente, a exemplo de fechamento de uma estrada que daria acesso a uma mina de mármore e que comprometeria uma das nascentes que abastecem o município de água potável   e uma cachoeira; paralisação de garimpos próximos a nascentes;
  •    Desenvolvimento de campanhas contra incêndios, além de ter participado muitas vezes do combate aos mesmos na região, uma dessas com apoio do Corpo de Bombeiros através de um helicóptero.
  •      Pesquisa junto a universidades para tombamento de círculos arqueológicos existentes no município, como Pedra Furada e Bom Sossego.

 NÚMERO DE MEMBROS   Início

  • 42 MEMBROS COM SITUAÇÃO REGULARIZADA.
  • 13 MEMBROS COM A SITUAÇÃO A SER NORMALIZADA.

            Em breve, publicaremos a lista dos associados do GRUPO JATOBÁ com o objetivo de que todos tomem conhecimento desta entidade já bastante conhecida em praticamente todo o estado da Bahia, haja vista publicação de Decreto, através do qual foi reconhecida de utilidade pública estadual.

            O desejo do GRUPO JATOBÁ é de que toda a comunidade esteja neste trabalho tão importante para a sociedade atual, principalmente com as constantes ameaças de depredação da natureza. A recomendação de nossa Diretoria é de que todos os membros que exercem o cargo de Professor, durante este ano letivo que ora se inicia, faça sempre alusão ao trabalho do GRUPO e enfatize a necessidade da conservação do meio ambiente, mesmo que para isso tenhamos que tomar atitudes mais radicais, como procurar as autoridades competentes.

“O homem é o único animal capaz de prejudicar o meio em que vive e também o único que pode recuperá-lo”.

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO MEMBROS DA DIRETORIA DO GRUPO JATOBÁ   Início

Presidente – a)supervisionar as atividades do Grupo; b)autorizar pagamentos e verificar o saldo de “caixa”; c)convocar e presidir reuniões do Conselho de Administração de da Assembléia Geral; d) Apresentar relatórios, balanço e programa de trabalho anuais; e)representar os associados em juízo e fora dele; f)outras atribuições definidas no Regimento Interno.

Secretário – lavrar ou mandar lavrar atas; responsabilizar-se pelos respectivos livros; elaborar correspondências, relatórios e outros documentos análogos; zelar para que a contabilidade seja mantida em ordem e em dia; verificar e visar documentos de receitas e despesas; outras atribuições.

Tesoureiro – arrecadar receitas e depositar o numerário disponível em conta bancária; proceder pagamentos autorizados pelo Presidente; controlar o caixa através de livro específico; zelar pelo recolhimento das obrigações fiscais, previdenciárias e outras; outras atribuições.

Conselho Fiscal – Examinar a escrituração e estado financeiro do Grupo; assistir às sessões do Conselho de Administração sempre que desejar, onde terá voto consultivo; verificar se os atos do Conselho de Administração estão de acordo com o Estatuto e com o objetivo dos associados; convocar a Assembléia Geral quando ocorrerem motivos urgentes; dar parecer, por escrito, sobre o relatório, balanço e contas apresentadas pelo Conselho de Administração.

            As decisões dos dois Conselhos serão registrados em ata e serão tomadas por maioria simples de voto. Ambos os Conselhos reunir-se-ão uma vez por mês.

Suplentes – A estes cabe substituir os titulares em seus impedimentos e auxiliar nos trabalhos de uma maneira geral.

“Não crie animais silvestres em cativeiro. Você nunca conseguirá construir uma gaiola tão bela como a natureza”. 

DENÚNCIA      Início

TRÁFICO DE ANIMAIS 

Mais que o desmatamento, o que põe em risco imediato de extinção várias espécies de animais é um verdadeiro exército de caça e contrabando que perseguem de modo extremamente cruel os poucos espécimes que restam.

A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (RENCTAS) estima que no Brasil em torno de 12 milhões de animais são removidos do seu habitat natural a cada ano para serem vendidos a colecionadores inescrupulosos aqui e no exterior, ou para uso na preparação de medicamentos tradicionais. É importante saber que cerca de 100 espécies desaparecem no planeta diariamente e o Brasil é o responsável por uma larga porcentagem.

            O tráfico de animais já ocupa o terceiro lugar no ranking dos negócios ilegais no país, atrás apenas do de armas e drogas.

            O mais incrível é que, de cada 100 animais aprisionados, no máximo 10 conseguem chegar a seu destino com vida.

       FAÇA SUA PARTE. NÃO APREENDA ANIMAIS SILVESTRES!

ATENÇÃO!

A você, que gosta de escrever, participe do Informativo do Grupo Jatobá. Pretendemos publicá-lo a cada dois meses. Envie cartas, recados, curiosidades, denúncias, novidades.  
Estaremos aguardando. Entre em contato com a Diretoria do GRUPO JATOBÁ. 

JUSTIFICATIVA 

O GRUPO JATOBÁ está tentando fazer uma parceria com a Rossittis Brasil S/A para manutenção do Núcleo de Artesanato e Adorno Mineral, mas até o momento não é possível apresentar qualquer resultado, pois a Empresa ainda não nos enviou nenhum relatório sobre a experiência que está fazendo no citado Núcleo. A Diretoria vai aguardar mais um pouco até que providências cabíveis sejam tomadas.  
Atenciosamente,  
A Direção. 

            VISITE O NÚCLEO DE PRODUÇÃO DE ARTESANATO E ADORNO MINERAL. COMPRE SUA BIJUTERIA, ESTATUETA A PREÇOS ESPECIAIS. HÁ TAMBÉM COSTUREIRAS DE PLANTÃO PARA LHE DEIXAR MAIS ELEGANTE.

VISITE E COMPROVE!

Alameda Jatobá, s/n.º . Fone: (77)642-22244

COLABORE COM O GRUPO JATOBÁ.

 CARO ASSOCIADO:

O GRUPO JATOBÁ PRETENDE DISCUTIR SOBRE UMA CONTRIBUIÇÃO MENSAL PREVISTA NO ESTATUTO, MESMO QUE SEJA APENAS PARA AQUELES QUE TÊM CONDIÇÃO DE COLABORAR. DÊ SUA OPINIÃO. QUE TAL TENTARMOS TAMBÉM CONFECCIONAR ALGUMAS CAMISETAS?

OPINE! O GRUPO CONTA COM VOCÊ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *