• Dr. Cláudio Fernandes

Nome: Cláudio Fernandes de Oliveira
Filiação: Narcizo Fernandes de Oliveira e Maria Pereira de Oliveira

HISTÓRICO

O quinto filho de uma linhagem de 10 irmãos, nasceu em 27 de setembro de 1945, na cidade de Oliveira dos Brejinhos, Bahia. Viveu a infância e parte da adolescência na cidade natal, onde concluiu o curso primário nas Escolas Reunidas Tiradentes, tendo como professores as irmãs Margarida e Alice Novais. Em setembro de 1964, foi para Salvador onde fez o antigo ginasial nos Colégios Públicos: Edgar Santos, Central e Severino Vieira.
Em 1979, concluiu o 2º grau, sendo aprovado no vestibular para direito da UFBA em 1980, concluiu o curso em 1984.
Em 1985, enfrentou os concursos públicos para os cargos de Procurador do INSS, Procurador Autárquico da União e Delegado de Polícia do Estado da Bahia, sendo aprovado em todos eles. Nomeado para este último, foi servir na cidade metropolitana de Candeias. Aprovado em concurso público para o cargo de Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia em 1986, foi nomeado para a Comarca de Brotas de Macaúbas em dezembro do mesmo ano, onde permaneceu até 1988, quando foi promovido para Macaúbas, aí permanecendo até junho de 1990, quando foi promovido para Juazeiro. Desta, pediu remoção para Barreiras onde permaneceu até abril de 1997, quando foi promovido para Salvador.
Durante o período em que trabalhou na comarca de Macaúbas, serviu como Juiz substituto nas Comarcas de Paramirim, Água Quente, Rio do Pires, Tanque Novo, Botuporã, Ibipitanga, Boquira, Oliveira dos Brejinhos, Ibotirama e Paratinga.
Enquanto serviu em Barreiras, também atuou como Juiz Substituto na Comarcas de Cotegipe, Cristópolis, Baianópolis, Vanderley, São Desidério, Riachão das Neves e Formosa do Rio Preto.
Em Salvador, foi convocado para servir como Desembargador Substituto na Primeira e Segunda Câmaras Cíveis, e na Câmara Especializada, a partir de 1997.
Foi o primeiro filho nato de Oliveira dos Brejinhos a galgar o cargo de Juiz de Direito do TJBA, e a chegar à Capital, inclusive a exercer o cargo de Desembargador Substituto.

Observação: No momento da publicação deste conteúdo, o Grupo Jatobá o fez com a autorização do personagem. Como estamos fazendo um resgate da página, caso haja algo a considerar, como por exemplo a retirada dessas informações, é só solicitar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *