Eventos 2019

DIA DO MEIO AMBIENTE

ANEXO I

1° Evento em Comemoração ao dia do Meio Ambiente de Oliveira dos Brejinhos

Semeando Espaços Verdes e a Sustentabilidade

Parcerias: Secretarias Municipais – Saúde, Educação, Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Sustentável, Infraestrutura, Obras, Transporte e Serviços Públicos, Cultura, Esporte e Lazer e Ação Social.

Convidados: Representantes de cada Empreendimento instalados no Município que operam suas atividades através do Licenciamento Ambiental, Escolas Municipais e Estaduais, Grupos de Jovens, Representantes de Igrejas, Sindicatos, Projeto Sapeca, Câmara de Vereadores, Prefeito Municipal, Representantes de Associações Comunitárias, Comandante da Policia Militar, Equipe do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Paramirim — CDSBP e Comerciantes Locais.

Data: 07 de Junho de 2019 (sexta-feira);
Horário: Das 10h00min as 17h00min;
Local: Parque de Exposições Mandacaru.

Realização: Prefeitura Municipal de Oliveira dos Brejinhos, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e Comércio Local.

Objetivo Geral:

Promover um dia de evento educativo e recreativo de conscientização e preservação ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, voltado para as quest6es ambientais do município e global, bem como envolver todos com suas respectivas apresentações, conscientizando da importância do cuidado com o meio em que vivemos, além de apresentação de palestras com temas da atualidade, exposição de objetos recicláveis, promoção da Educação Ambiental, incentivo a coleta seletiva, gincana interativa com premiação e assim comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente em Oliveira dos Brejinhos.

Objetivos Específicos:

  • Divulgar e comercializar produtos gerando renda para agricultores;
  • Conscientizar todos sobre as questões e o cuidado com o Meio Ambiente;
  • Expor objetos reciclados;
  • Promover oficinas diversas;
  • Envolver os jovens nas questões ambientais;
  • Comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Atividades:

  1. Escolas:

Oficinas de:

  •  Sabão biodegradável;
  • Confecção de brinquedos reciclados;:
  • Confecção de vasos reciclados com garrafas pets e latas decoradas;
  • Pinturas em pedras;
  • Hortas suspensas;
  • Separação dos resíduos sólidos (coleta seletiva);
  • Preparação de compostagem;
  • Produção de orgânicos (hortaliças em casa);
  • Reaproveitamento do papel.

Apresentações:

  • Paródias ambientais
  • Gincana interativa (Participação com premiação para alunos);
  • Cordéis e poesias ambientais;
  • Danças e teatro;
  • Apresentação com Fanfarra.
  1. Secretaria de Meio Ambiente

  • Palestras; e Lanche, almoço e agua potável:
  • Atração Musical (Tom Bahia e Tony Fernandes):
  • Decoração do espaço; e Confecção de convites;
  • Arte para divulgação;
  • Mobilização de todas as Secretarias Municipais;
  • Buscar Mudas no Viveiro em Ibotirama;
  • Montagem de barracas para as escolas;
  • Equipe de apoio antes e durante o evento;
  • Divulgação do Evento nos diferentes meios de comunicação;
  • Premiações para os vencedores da gincana e da paródia ambiental;
  • Provas da Gincana (Ducelúcia);
  • Montar o conjunto de jurados com apreciação dos membros do COMDEMA.
  1. Secretaria da Agricultura

  • Montar o restaurante no parque para o dia do evento:
  • Convidar agricultores a trazerem seus produtos.

Recursos materiais:

  • Transporte;
  • Lanche, Almoço e Água;
  • Material de papelaria diversos; i e Material para montar um canteiro decorativo no parque; e Som;
  • Carro de Publicidade para divulgar o Evento;
  • Bandas Locais (Tom Bahia e Tony Fernandes);
  • Material para confeccionar faixa decorativa com o nome do evento; e Tecidos, tintas, pincéis e demais matérias para pintura; e Impressão de material e convites;
  • e Mestre de Cerimônia para Conduzir o Evento.

Recursos Humanos:

  • Equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo;
  • Funcionários de apoio, setores de obras, saúde e educação. e Locutor para gravar chamada para Rádio;
  • Supervisora da Secretaria de Meio Ambiente;
  • Agrônomo, Veterinário, Secretaria de Saúde, Bióloga e o Comandante da PM.

PARCERIA: COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES

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Parque Mandacaru

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Parque Mandacaru: -12.317928, -42.865691
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Parque Mandacaru
Rodovia BA-156
Entroncamento Oliveira dos Brejinhos X Boquira
Visite e curta!

Oliveira dos Brejinhos Bahia, Brasil

Regulamento da 1ª Gincana de Meio Ambiente

Realização: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo e Secretaria Municipal de Educação.

A 1ª Gincana de Meio Ambiente tem como tema: Reconhecendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e se realizará no dia 07 de junho de 2019, com inicio às 13h00min, no Parque Mandacaru, Oliveira dos Brejinhos, com a participação de 13 equipes das Escolas Municipais, e será regida pelo presente Regulamento:

Será permitida a participação apenas de alunos matriculados regularmente no 6º, 7º, 8º, e 9º Ano do Ensino Fundamental II, e os alunos do Ensino Fundamental I farão parte da torcida.

OBJETIVOS:

  • Levar a Educação Ambiental para as escolas de forma dinâmica e interativa;
  • Incentivar a reutilização de materiais e a preservação dos recursos naturais;
  • Interagir e socializar todos os participantes;
  • Aprimorar a cidadania ambiental, com a participação ativa nas tomadas de decisões com responsabilidade individual e coletiva em relação ao Meio Ambiente;
I Parte – Avaliação

A Gincana contara com a avaliação de uma equipe de 04 jurados escolhido pelo CONDEMA, sem interferência alguma das equipes participantes.

II Parte – Pontuação
  • As provas práticas realizadas no dia valerão 20 pontos cada;
  • Na prova do “Grito de guerra”, valerá 30 pontos;
  • As provas surpresas e teóricas valerão 10 pontos cada;
  • Cada prova terá seu tempo de realização estabelecida pela organização e será distribuída conforme a ordem de premiação da equipe;
  • Caso ultrapasse o tempo determinado, perde 50% da pontuação da prova apresentada;
  • Serão avaliados nas provas os seguintes requisitos: a criatividade, desenvolvimento, entrosamento da equipe, organização, dinâmica, tempo de realização, talento, espírito de cooperação das equipes e a parte estética (beleza) nas provas visuais;
III Parte – Provas antecipada
  • Uma Paródia Ambiental – 50 pontos
  • Poesias: Tema – Destino do mundo, preservação ambiental ou sua degradação? – 30 pontos
  • Maior número recolhido de pilhas e de baterias de celulares (lixo tóxico) – 50 pontos
  • Painel Ambiental decorativo a partir de material reciclado – 30 pontos;
  • Confecção de uma fantasia de algum personagem do Folclore Brasileiro a partir de material reutilizável e a apresentação no desfile – 60 pontos;
  • Trazer sementes nativas, para serem usadas na confecção de mudas no Parque Mandacaru- 50 pontos;
  • Criar uma propaganda em defesa do Meio Ambiente e divulgar nas redes sociais, apresentando no dia da gincana – 80 pontos.
IV Parte- Proibições

Fica estabelecido a proibição de:

  • A participação de professores na apresentação das provas e nas respostas das provas teóricas;
  • Xingamentos, apelidos pejorativos, badernas e outros tipos ofensivos de torcida;
  • A participação de alunos que não estejam regularmente matriculados na unidade de ensino, da referida escola participativa.

Importante lembrar que se alguns destes requisitos acima forem descumpridos, a equipe poderá perder pontos ou ser desclassificada.

V Parte – Equipe de Jurados e Premiação

Em reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, ocorrida em 27 de Maio de 2019 às 08h18min, os Conselheiros deliberaram e escolheram dois Membros do COMDEMA e dois Representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, entre eles: Terezinha Martins de Oliveira, Titular Representante do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Oliveira dos Brejinhos – SINDSERV, Flávia Maciel Dourado, Titular Representante da Secretaria de Ação Social, Jairon Gomes da Silveira e Valdiva ambos Representantes da Secretaria de Cultura. Os Conselheiros também apreciaram sobre a premiação e decidiram aprovar o valor de R$350,00, sendo R$200,00 para a equipe em primeira colocação, R$100,00 para a equipe em segunda colocação e R$50,00 para a equipe em terceira colocação.

Atenciosamente,

Organizadoras: Elizângela Portela e Ducelúcia Borges.

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